Feed e Twitter

Feed RSS Twitter

Busca

Por Lustosa em 23/01/2009 às 14:38

Volta e meia, precisamos colocar nosso site em manutenção. Seja por um erro temporário em um banco de dados, ou algum outro problema de força maior, normalmente preparamos uma página especial para esse tipo de problema.

A página, normalmente bem simples, informa ao visitante que o site está passando por problemas temporários, ou está em manutenção, e que voltará em breve.

Porém, uma coisa frequentemente ignorada é o que os buscadores percebem quando encontram uma página dessas. Ao chegar na página principal do seu site e se deparar com uma página dizendo que o site está temporariamente fora do ar, se os devidos cuidados não forem tomados, o robô irá indexar a página, e passará a figurar nas buscas.

Ou seja, ao invés de ter o conteúdo real da página no índice do buscador, teremos o conteúdo da página de erro, o que definitivamente não é o que desejamos.

Como fazer pra que isso não ocorra?

Pra falar a verdade, a resposta é bem simples: enviando o status HTTP adequado para as páginas de erro. Da mesma forma que uma página não encontrada gera um erro 404, uma página indisponível deve gerar um erro 503, informando ao buscador ou cliente que a página é um erro temporário.

Isto pode ser feito em qualquer linguagem de programação, bastando alterar os cabeçalhos enviados. Em PHP, ficaria assim:

<?php
header("HTTP/1.1 503 Service Unavailable")/
header("Retry-After: 60");
?>

Para alterar para outra linguagem, basta pesquisar como se enviar cabeçalhos HTTP. Todas as linguagens de programação disponibilizam uma forma de se fazer isso.

A primeira linha informa o código de erro 503, que o navegador ou buscador irá interpretar como um erro temporário no servidor, e não como uma resposta normal (código 200).

Já a segunda, informa em quanto tempo, em segundos, o cliente deve retornar a página para ter o conteúdo real. Este cabeçalho é opcional, mas se dá pra se estimar o tempo necessário para que o erro seja sanado, é uma boa idéia colocá-lo. No caso, estou informando ao cliente que a página estará de volta em 1 minuto.

O mais importante, no caso, é que um buscador não irá indexar uma página com erro 503.

O W3C possui uma página com a explicação detalhada de todos os erros HTTP.

Artigos relacionados

Arquivado em dicas
Tags: ,

Feed RSS para os comentários deste artigo.


Um comentário em “Páginas de manutenção”

  1. Guilherme comentou:

    Ótimo post. Parabéns! ;-)


Copyright 2009 Ataraxia!   Sinopse