Feed e Twitter

Feed RSS Twitter

Busca

Por Lustosa em 29/12/2008 às 08:16

Como todos nós, que usamos o email no nosso dia a dia já sabemos, é praticamente impossível manter nossa caixa postal livre do spam. Porém, podemos usar algumas técnicas para tentar diminuir o nível de spam que chega até nós.

Para começar, precisamos entender como os spammers conseguem nossos emails. Existem várias formas:

Através de força bruta:
Combinam-se várias palavras, nomes, etc e tentam-se esses nomes em vários serviços de email. Por exemplo, apenas com o nome “bruno”, poderíamos tentar bruno@gmail.com, bruno@hotmail.com, bruno@yahoo.com, e por aí vai. Se a lista de nomes e sobrenomes é grande, a quantidade de combinações cresce bem rápido.
Minerando a rede:
Os spammers usam programas especiais, chamados harversters, que varrem sites inteiros em busca de endereços de email. Sabe aquele seu amigo, que insiste em mandar email pra alguem com cópia pra deus e o mundo? Pois bem, se um email daqueles para em algum site, é um prato cheio para o spammer, que de cara consegue dezenas, ou até centenas de emails de uma só vez.
Comprando listas:
Muitos sites onde nos cadastramos não respeitam nossa privacidade, e vendem suas bases de dados cadastrais para terceiros.

Em relação à força bruta, não há muito o que podemos fazer, além de ignorar os emails que chegam. Nunca se deve responder nem clicar em nenhum link do spam, pois fazendo isto você pode estar confirmando que o seu email é válido.

Contra a mineração, só mesmo educando as pessoas para que não mandem email usando cópia carbono (“Cc“), e sim usando cópia carbono oculta (“Cco“, ou “Bcc“).

Algo que realmente podemos fazer é evitar dar nosso endereço de email para sites que não são confiáveis. Quais sites não são confiáveis? A princípio, todos. Desconfie de tudo e de todos.

Se tudo o que você quer de um site é fornecer seu email para conseguir um acesso, um link, uma senha, ou qualquer coisa que seja enviada por email, uma boa alternativa é o 10minutemail.com. Através desse site, podemos conseguir um email temporário, válido por 10 minutos, e usá-lo em qualquer site. Qualquer email que o site mande para este endereço fica disponível através de um webmail bem simples, e normalmente, 10 minutos é tempo suficiente para que você receba um email de um site, contendo, por exemplo, um link para ativação de cadastro.

Como fazer

Ao abrir o site 10minutemail.com, aparecerá uma tela explicando o porque do site existir, e um link, logo abaixo do segundo parágrafo chamado “Obter meu endereço no 10 Minute Mail.. “. Basta clicar neste link, e o site te informará o seu email temporário.

Agora basta usar e abusar deste email. Se alguma mensagem for enviada para ele, aparecerá na tela. Se precisar de mais tempo, clique no link “Me dê mais 10 minutos!”, e você terá mais tempo.

Com isso, você evita de fornecer seu email verdadeiro para sites que poderiam potencialmente vender o seu cadastro para terceiros. Enquanto não existe uma forma de se espancar punir spammers, o que podemos fazer é tentar evitar que nossos emails caiam em suas mãos.

Artigos relacionados

Arquivado em email
Tags: ,

Feed RSS para os comentários deste artigo.


4 comentários em “Evitando fornecer seu email verdadeiro”

  1. Patricia Ghisoni comentou:

    Já uso o 10minutemail.com a algum tempo, e realmente é excelente para evitar que administradores de sites façam mau uso de nossos emails.
    Ótima dica!

  2. Bruno Lustosa comentou:

    É, Patricia, embora acredite que boa parte dos webmasters não use nossos emails para fazer spam, realmente não temos como saber quem é “do bem” e quem não é.

  3. Guilherme Jedi comentou:

    As vezes nem fazem por mal e acabam mostrando o email em uma página de perfil do usuário, na inocência. :/

    Em sites que não quero dar meu email eu uso contas como spam@meuDominio.tld, bem descarado mesmo, hehe.

  4. Sabino Mendes comentou:

    O mais triste receber esses e-mails-lixo oferecendo o tal serviço…


Copyright 2009 Ataraxia!   Sinopse